TATUAGEM FEMININA: CUIDADOS AO FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM

Tatuagens são verdadeiras janelas para a alma de alguém, podendo expressar seus pensamentos, ideias e, claro, sua personalidade.

É uma arte bem antiga, que tem muita história para contar, pois era feita desde o Egito Antigo, tendo ligação com cultos à fertilidade. Há ainda registros mais arcaicos da tatuagem, como em uma múmia com cerca de 5300 anos encontrada nos Alpes sob o gelo. Alguns historiadores dizem também que as tatuagens eram feitas para que o indivíduo pudesse “carregar sua própria história”.

Assim, no que parece, as técnicas e intenções de se fazer tatuagens continuam similares mesmo após milhares de anos. A diferença é que com o passar do tempo novas técnicas de higiene e cuidados com a pele vêm sendo adotadas e são indispensáveis para que se possa manter a saúde e a beleza dos desenhos, principalmente quando se trata de nós, mulheres.

A tatuagem feminina é sonho de muitas! E para que esse sonho não se torne uma decepção separamos alguns importantes cuidados que devem ser tomados antes, durante e depois da tatuagem.

  1. Pesquise sobre bons profissionais

Se você nunca fez tatuagem feminina, peça referências a alguém mais experiente. Procure estúdios de tatuagem que se preocupem com higiene, com profissionais qualificados e, o melhor: veja os trabalhos anteriores, até para que você possa avaliar se condizem com suas expectativas.

Esses tipos de estabelecimentos devem ter alvarás, através dos quais são atestados a higiene e a procedência de acessórios como tintas, agulhas e outros.

Ainda que hajam técnicas para apagar as tatuagens que não queremos mais, estas ainda podem ser dolorosas e deixar machas no local. Então pense muito bem sobre isso.

  1. Fique atenta ao procedimento

Ao realizar sua tatuagem feminina, verifique se o tatuador realizou corretamente o procedimento de esterilização das mãos dele e da sua pele com sabões específicos e álcool. Cobre o uso de luvas e máscaras e observe se as agulhas estão novas, ou seja, se foram retiradas da embalagem no mesmo momento.

O uso de materiais não-descartáveis é inadmissível nessa atividade, seja agulha, tinta, ponteiras (o que segura a agulha durante a tatuagem) e outros. É necessário também que haja aparelhamento suficiente para uma boa esterilização dos objetos.

  1. Cuide da cicatrização

A boa cicatrização exige cuidados:

  • Não exagere nos exercícios físicos por pelo menos 2 semanas depois do procedimento para evitar que os movimentos comuns de esforço possam retirar as casquinhas que se formarão. Isso pode deixar a tatuagem feia e com falhas.
  • Fique atento às reações alérgicas que podem ocorrer por causa da tinta (principalmente tons azuis e vermelho). Se notar alguma sensibilidade extrema ou secreção, procure seu dermatologista.
  • Lave a tatuagem com sabonete líquido neutro e água para limpar eventual traço de sangue e infecção.
  • Depois da lavagem pegue um pedaço de filme plástico e proteja a área.
  • Tenha uma alimentação saudável. Evite alimentos gordurosos e carnes como porco e camarões, pois atrasam a cicatrização e podem trazer hipersensibilidade.
  • O uso moderado de pomadas cicatrizantes pode ajudar, mas não é requisito necessário para a cicatrização, que é feita pelo próprio organismo.
  • Evite tomar sol. Caso isso seja quase impossível, abuse do filtro solar. Depois da tatuagem essa dica servirá para sempre! Isso fará com que sua tatuagem permaneça com cores vivas e um belo desenho.
  •  Evite piscinas durante a cicatrização da sua tatuagem feminina, pois a possibilidade de contrair infeções é maior, além do que poderá haver agressão dos pigmentos da tatuagem pelo cloro.

Se observadas integralmente essas dicas você terá uma tatuagem feminina linda e bem cuidada para sempre!